Velas de ignição em motores de carros em breve poderão ser substituídas por lasers, dizem os pesquisadores.
Em uma conferência sobre Lasers e Eletro-Ótica que será realizada em 1 de Maio, uma equipe de pesquisadores vai mostrar que desenvolveram lasers que podem substituir velas de ignição.
A intenção do grupo é mostrar o aumento na eficiência dos motores e redução de poluentes através de uma melhor queima.
Velas apenas inflamam a mistura de combustível perto da faísca, reduzindo a eficiência da combustão e provocando a corrosão e envelhecimento do metal.
A ideia de substituir as velas de ignição, uma tecnologia que pouco mudou desde sua invenção há 150 anos com laser não é nova.
No entanto, para serem utilizados como velas de ignição, os lasers utilizados devem ser de alta potência, o que exige uma grande quantidade de energia para provocar a ignição do combustível.
No passado, os lasers que poderiam atender a essas exigências eram grandes, ineficientes, instáveis e nem podiam ser localizados longe do motor, pois seus poderosos raios destruiriam as fibras ópticas que levariam a luz para os cilindros. Mas com o advento dos lasers menores e mais eficientes, a ideia de combustão se tornar praticável.
Uma equipe de pesquisadores da Romênia e do Japão já demonstraram um sistema que pode concentrar dois ou três feixes de laser em cilindros de um motor a profundidades variáveis, com isso aumentando a homogeneidade da combustão, como também melhorando o problema da degradação do metal com o tempo.
Os pesquisadores já estão em conversas com fabricantes para a produção comercial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário